Ο ιστότοπος, όπου βρίσκεσθε, αποτελεί παράρτημα του e-περιοδικού Νυχθημερόν της Ζακύνθου και αφορμήθηκε από την διάθεση των συντελεστών του ζακυνθινού αυτού ηλεκτρονικού ιστότοπου για μια μικρή έστω συμβολή στo έργο της Ορθόδοξης Ιεραποστολής και μάλιστα του δραστήριου Επισκόπου Μοζαμβίκης κ. Ιωάννου, του Ζακυνθίου. Ο Ορθόδοξος Επίσκοπος της μεγάλης και φτωχής αυτής αφρικανικής χώρας επωμίσθηκε από τον Οκτώβριο του 2010 τον ευαγγελισμό εις Χριστόν των Μοζαμβικανών, υπό το πατρικό βλέμμα του προεστώτος του δευτερόθρονου Ορθοδόξου Πατριαρχείου, Μακαριωτάτου Πάπα και Πατριάρχου Αλεξανδρείας και πάσης Αφρικής κ.κ. ΘΕΟΔΩΡΟΥ Β΄.

E-mail ιστότοπου: orthomoz@gmail.com / Επικοινωνία με την Ιερά Επισκοπή Μοζαμβίκης: naosgr@gmail.com

ΤΟ ΚΕΝΤΡΟ ΛΟΓΟΥ "ΑΛΗΘΩΣ" ΓΙΑ ΤΗΝ ΕΠΙΣΚΟΠΗ ΜΟΖΑΜΒΙΚΗΣ (13.4.2013)

29.3.14

4º Domingo da Quaresma




PATRIARCADO DE ALEXANDRIA E TODA A ÁFRICA


SANTA DIOCESE GREGO ORTODOXA DE MOÇAMBIQUE

__________________________________________________

Luz De Cristo



DOMINGO, 30 de Março 2014
4º Domingo da Quaresma
Domingo de São João da Escada
(3º antes da Páscoa)


EPÍSTOLA [HB 6:13-20 ]
LEITURA DA EPÍSTOLA DO APÓSTOLO SÃO PAULO AO HEBREUS

Porque. Quando Deus fez a promessa a Abraão, como não tinha outro maior por quem jurasse, jurou por si mesmo, dizendo: certamente, abençoando, te abençoarei, e multiplicando te multiplicarei. E assim, esperando com paciência , alcançou a promessa. Porque os Homens certamente juram por alguém superior a eles, e o juramento para a confirmação, é, para eles o fim de toda a contenda.
Pelo que, querendo Deus mostrar abundantemente a imutabilidade do seu conselho aos herdeiros da promessa, se interpôs com juramento; para que por duas coisas imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta, tenhamos a firme consolação, nós os que pomos o nosso refúgio em reter a esperança proposta;

A qual temos âncora da alma , segura e firme, e que penetra até ao interior do véu, onde Jesus nosso percursor, entrou por nós, feito eternamente sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque.





EVANGELHO [MC 6:13-20] EVANGELHO DE NOSSO SENHOR JESUSCRISTO, SEGUNDO SÃO MARCOS
E expulsavam muitos demônios, e ungiam muitos enfermos com óleo, e os curavam. E ouviu isto o Rei Herodes (porque o nome de Jesus se tornará notório), e disse: João,o que baptizava ressuscitou dentre os mortos, e por isso estas maravilhas operam nele. Outros diziam: é Elias. E diziam outros: é um profeta, ou como um dos profetas.
Herodes, porém ouvindo isto, disse: este é João que mandei degolar, ressuscitou dentre os mortos. Porquanto o mesmo Herodes. Por quanto o mesmo Herodes mandara prender a João, e encerrá-lo maniatado no cárcere, por causa de Herodias, mulher de Filipe, seu irmão, por quanto tinha casado com ela. Pois João dizia a Herodes: não te é lícito possuir a mulher do teu irmão. E Herodias o espiava, e queria matá-lo mas não podia.

Porque, Herodes temia a João, sabendo que era varão justo e santo, e guardava-o com segurança, e fazia muitas coisas, atendendo-o e de boa mente o ouvia.








À medida que avançamos ao longo de nossa jornada da Grande Quaresma, chegamos ao quarto domingo e pela grande sabedoria de Deus, lembramo-nos de São João da Escada. Lembrando-se de São João e sua vida e os ensinamentos, nós também lembra mos as palavras de nosso Senhor Jesus Cristo que, “aqueles que perseverarem até o fim, serão salvos”.
São João tornou-se monge aos 20 anos depois de entrar no mosteiro no Monte Sinai e foi sendo testado durante quatro anos a partir dos dezesseis anos ele estava sob a orientação do seu representante espiritual George por muitos anos e ele se tornou o chefe / abade do mosteiro e adormeceu em profunda velhice, com oitenta anos de idade.

Ele foi convidado por seus irmãos monges para se tornar o abade e para dar-lhes instruções. Ele escreveu um livro que se tornou conhecido como a Escada da Ascensão Divina que dá 30 passos ou degraus de uma escada.

À medida que avançamos ao longo do nosso caminho quaresmal, devemos nos perguntar questões como essas. Se eu mantive-me sem comer carne, também eu me mantive de mastigar a carne do meu irmão? Em outras palavras, eu estou evitando falar coisas ruins sobre o meu próximo? Eu estou controlando minha língua? Se eu não posso controlar a minha língua, então como eu posso controlar o meu corpo que é muito maior do que a minha língua?

Eu estou controlando o que eu como? Se eu não posso controlar o que eu como, como eu posso controlar qualquer outra coisa na minha vida? Como posso exercer meus músculos espirituais, se eu não estou sequer a tentar? Se eu estou tendo sucesso em controlar o que eu como, permaneço humilde ou eu tornou-se orgulhoso? É um grande pecado de orgulho, porque então eu olhar para baixo sobre as outras pessoas, e isso não é bom, porque eu vou tratá-los mal.


Se eu tratar as pessoas mal, em seguida, eles podem começar a me odiar e podemos começar a lutar. Quando lutarmos, podemos eventualmente, matar uns aos outros.vocé vé como é importante controlarmo-nos e manter-se humilde?

Por outro lado, assim como Moisés viu Deus no Monte Sinai, e muitos outros santos terem chegado a ver a Deus, assim como São João da Escada, se optarmos por seguir a Deus, nós podemos um dia chegar a ver Deus. Você pode pensar que isso não é verdade, mas não o próprio Jesus Cristo nos diz isto é, em seu Sermão da Montanha “Bem-aventurados os puros de coração, porque eles verão a Deus”.


Vamos, portanto, continuar o nosso Grande caminho quaresmal, com a oração, o jejum, amor e humildade, para que na Pascóa, possamos começar a ver Deus. Amém.

Δεν υπάρχουν σχόλια: